segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

ALIMENTAÇÃO NO BERÇÁRIO



ALIMENTAÇÃO  NO BERÇÁRIO - 1 A 2 ANOS

SUCOS E SOBREMESAS DE FRUTAS



Servir sucos de frutas, como laranja, abacaxi, maracujá e acerola junto ou após as refeições, forma uma boa composição, pois a vitamina C das frutas facilita a absorção do ferro contido no feijão e na carne, colaborando na prevenção da anemia. Devem ser preparados na hora do consumo, e não com muita antecedência para não oxidar, e só adicionar (pouco) açúcar nas frutas mais ácidas, como limão e maracujá.

Evitar sobremesas lácteas no almoço, pois o cálcio dificulta o aproveitamento do ferro da refeição.




O DOCE SABOR DO SALGADO

          


Ao introduzir as preparações salgadas na alimentação dos bebês por meio das sopas, pode-se iniciar pelos legumes de sabor naturalmente adocicados, como a cenoura, a beterraba, mandioquinha, batata doce e chuchu, evitando-se assim a eventual recusa inicial.


GARFO, PENEIRA OU LIQUIDIFICADOR?


                                                                 



A papinha tem esse nome justamente porque sua consistência é pastosa. Para chegar nessa textura não há necessidade do liquidificador. O mais indicado é passar os legumes pela peneira grossa ou amassá-los com garfo, quando a criança já for maior e precisar exercitar mais o maxilar. Por isso, os alimentos como arroz, lentilha, feijão e macarrão poderão ser preparados da maneira usual. Apenas as carnes pedem um cuidado maior, devendo ser moídas, desfiadas ou picadas em pedaços bem pequenos, facilitando a mastigação.

O exercício do maxilar é importante desde a amamentação do bebê, para que nesta fase de sua alimentação ele já tenha a musculatura preparada para a mastigação. E continuando com esse exercício diário, em seguida a articulação da língua e dentes na cavidade bucal também facilitará o desenvolvimento da linguagem.


JOGO DE CORES

As cores intensas de certas hortaliças, como abóbora, cenoura, couve e brócolis, combinadas com outras de coloração mais claras, como acelga e mandioquinha, é uma maneira simples de assegurar a diversidade de minerais e vitaminas necessárias ao bebê.  Uma fórmula simples é o cardápio diário conter cinco cores variadas de alimentos para se garantir os nutrientes.



POUCA ÁGUA e PANELA TAMPADA


Com a panela tampada e água suficiente para cobrir os alimentos, faz com que o cozimento seja mais rápido, e com menor perda de nutrientes. Sobrando a água do cozimento, esta pode ser utilizada em outras preparações.


VAMOS VARIAR A SOPA DO NENÉM?

*SOPA DE MANDIOCA, BATATINHA, FRANGO E COUVE


 
INGREDIENTES para 16 porções:

1/2 frango  em pedaços, 2 Mandiocas cortadas, 10 batatinhas, 3 tomates, meia cebola, um dente de alho, cheiro verde e cebolinha, 2 colheres de óleo, ½ maço de couve picada, fubá para engrossar, sal a gosto.


MODO DE FAZER (2 horas):

Lavar bem e cortar todos os legumes, colocando-os para refogar com o óleo, alho, cebola e o frango. Depois colocar água e deixar cozinhando por cerca de uma hora. Se necessário, engrossar com o fubá.




*SOPA DE MÚSCULO COM ESPINAFRE




INGREDIENTES para 20 porções

400 gramas de músculo moído, um copo e meio de macarrão para sopa, um dente de alho, uma colher de óleo, 2 cenouras médias, 3 mandioquinhas grandes, 4 batatas, 2 beterrabas, meio maço de espinafre (só as folhas com os talos bem tenros), 1 xícara de ervilha seca, cheiro verde e sal a gosto.


MODO DE FAZER ( 1 hora):

Leve o alho junto com o óleo para dourar, em seguida junte a carne e refogue por 10 minutos. Enquanto a carne está refogando, lave todos os outros ingredientes, descasque, corte, pique e reserve. Quando a carne estiver refogada, adicione um litro e meio de água fervente, deixe cozinhar por 20 minutos na panela de pressão. Depois de cozida, retire do fogo, acrescente mais água, adicione a ervilha com os legumes e deixe cozinhar por mais 15 minutos, retire do fogo e acrescente o espinafre, o cheiro verde, o macarrão  e o sal a gosto. Após mais 15 minutos de cozimento, estará pronto para servir.


·        SOPA DE ERVILHA

               



INGREDIENTES para 30 porções:

Meio quilo de ervilha seca, 750 g de músculo, 250 g de macarrão de sopa, meio quilo de cenoura, 1 prato de folhas de espinafre bem picadinho, temperos (sal, alho, cebola , manteiga).


MODO DE FAZER (uma hora):

Refogar os temperos na manteiga, acrescentando a carne e os legumes. Coloque água e deixe cozinhar em panela de pressão meia hora com a ervilha junto. Após o cozimento, passe pela peneira os legumes e bata no liquidificador a carne. Volte todos os ingredientes para a panela, acrescentando o macarrão e por final a verdura.


·        BOLINHO DE ESPINAFRE
INGREDIENTES para 40 unidades

1 maço de espinafre, 3 copos americanos de farinha de trigo, 3 ovos, meio copo americano de leite, 1 pacote de 50 g de queijo ralado, 1 colher de sopa de fermento, sal a gosto.

MODO DE FAZER (40 minutos):

Picar o espinafre cru e juntar todos os ingredientes mexendo até se formar uma massa homogênea. Logo após, fritar em óleo bem quente, soltando na panela os bolinhos com uma colher rasa. Retirando os bolinhos fritos, escorrer em uma travessa com papel toalha.


Outras sugestões – variações de ´comidinhas´:

- Nhoque de espinafre c/ carne moída,

- Purê de cenoura,

- Purê de chuchu e escarola,

- Purê de mandioquinha c/ brócole,

- Pudim de couve-flor





BOM TRABALHO!

NUTR. CECILIA HOLLAND

 

 

  


Um comentário: