TIPOS DE CRIANÇAS E TEMA GERADOR "O ÔVO"


TIPOS DE CRIANÇA E TEMA GERADOR "O ÔVO"






TIPOS DE CRIANÇAS: VISUAIS, AUDITIVAS E CINESTÉSICAS


Em qualquer atividade que conduzimos com as crianças devemos sempre ter em mente que cada uma delas terá um foco diferente ao absorver o aprendizado. Para uma parte delas, os estímulos visuais são mais captados que outros tipos de estímulos. Dessa forma, figuras coloridas, gravuras, cartazes, revistas, filmagens do tema trabalhado são bem absorvidas.



                                     
Para outras, a audição pode ser uma sensibilidade bem maior, sendo  então as palavras, as histórias contadas, as canções cantadas e as conversas em roda muito mais interessantes, tendo um grande peso  em seu aprendizado.


 E há também aquelas crianças mais ativas, quando as atividades de movimento exercem  um fascínio maior, de modo que atividades de ação e atenção, como jogos, brincadeiras ao ar livre e gincanas fazem mais efeito.


          
É claro que todas as crianças possuem esses predicados em proporções distintas. Como não sabemos de antemão quais crianças aprenderão  melhor com determinado tipo de atividades, e também porque todas devem ser estimuladas de diversas formas para desenvolverem todos os seus sentidos, o melhor é sempre programar as atividades pedagógicas envolvendo diferentes tipos de ações, podendo assim garantir o aprendizado da maioria com uma gama variada de brincadeiras interessantes.

A título de exemplo, podemos aqui pensar em um projeto fictício, que poderia estar dentro de um estudo  dos animais do gênero das ‘aves’. A partir desse tema, pode-se programar uma série de atividades e ações, como se segue:



Tema gerador de conhecimento: O ÔVO

O que podemos trabalhar dentro deste tema:


1.    O ovo: o que é – célula reprodutiva de aves e anfíbios.
Aves: galinha, pata, codorna, peru, ganso, marreco, cisne, avestruz (fêmeas).
Anfíbios: jacaré e tartarugas.
Diferenciar ovos fecundados e não fecundados.

                                                                                  

2.    Formato: oval, mais largo na base e mais fino na ponta; diferente do círculo, para os ovos de aves. Redondos, para os de anfíbios.
3.    Tamanho: apontar os diferentes tamanhos de ovos, relacionando com o tamanho da ave – codorna, galinha (vários tamanhos), pata, avestruz.



                                      
4.    Cores: branco e amarelo por dentro, cascas branca ou parda para os ovos de galinha, rajado das codornas, azulado das patas, bege ou creme para os de avestruz.

4b. Experiência: fazer os ovos coloridos, cozinhando ovos brancos com folhas de espinafre, com beterraba e com cascas de cebola, tingindo as cascas de verde, vermelho e palha, respectivamente; mostrar que isso não interfere no sabor do ovo cozido. Essa experiência pode complementar alguma outra atividade na época da Páscoa.

5.    Alimento:   os ovos são importantes na alimentação das crianças, por conterem proteínas, vitaminas e minerais (ferro). Apresentam várias alternativas de preparação culinária:

-          ovo cozido (duro): ensinar as crianças a descascarem o ovo, colocando as cascas no lixo, colocar o sal a gosto.
-          Ovo quente: mais mole, mais duro.
                                                                                            
-          Ovo frito: no óleo, na margarina, gema mole, clara dura.
-          Ovo mexido
-          Omelete simples, ou com diferentes recheios.
-          Outras preparações culinárias: gemada, bolos, pudins, fritadas, mingaus, doces portugueses, etc...

A cozinheira da organização social poderá preparar algumas alternativas para mostrar às crianças, ou mesmo participar de oficinas de culinária envolvendo-se com elas. 
- Mostrar as diferentes texturas das preparações, e em que refeições que o ovo pode entrar. Fazer rodas de conversa sobre o assunto.

6.    Música e números:
Músicas popular, de roda: “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois, bota três,................bota dez!!
                                                                                                

7.    Histórias infantis:
-          “A galinha ruiva”.
-          “Um amor de confusão”, de Dulce Rangel, Editora Moderna.
-          “O que tem dentro do ovo?”, de Telma Guimarães Castro Andrade, Atual Editora, 2a edição.
-          “Cadê o docinho que estava aqui?”, de Maria Ângela Resende, Formato Editora.
-          “O Sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes, Editora Moderninha.


                                                                                               
8.    Oficinas de Culinária:
-          Ovos coloridos
-          O ovo como ingrediente: biscoitos, bolo, pudins
-          Outras alternativas além das já citadas, como ovos recheados, ovos cozidos em saladas.
9.    Jogos, gincana, competição:
-          colocar um ovo cozido sobre uma colher de sopa; as crianças tem que levar a colher de sopa com o ovo, segurando na mão ou na boca por uma distância determinada, sem deixar cair no chão.

10. Outras atividades:
 -    uso das cascas de ovos moída em vasos e plantas,
- trabalhos com as embalagens de ovos.
                                                                                 
-          recortes de figuras em revistas para fazer cartazes.
-          Visita às feiras, sacolões e supermercados para ver como são vendidos os ovos, verificando seus preços e as diferenças.
-          Visita em algum sítio que tenha aves, verificando sua postura.



                                          
Como vemos, há várias atividades dentro do tema “Ôvo” que podem ser exploradas, além das já expostas, que foi apenas um exemplo. Outros temas poderão ser igualmente ricos em alternativas para explorar e trabalhar com as crianças.





----xxxx----


TIPOS DE CRIANÇA E TEMA GERADOR "O ÔVO"






TIPOS DE CRIANÇAS: VISUAIS, AUDITIVAS E CINESTÉSICAS


Em qualquer atividade que conduzimos com as crianças devemos sempre ter em mente que cada uma delas terá um foco diferente ao absorver o aprendizado. Para uma parte delas, os estímulos visuais são mais captados que outros tipos de estímulos. Dessa forma, figuras coloridas, gravuras, cartazes, revistas, filmagens do tema trabalhado são bem absorvidas.

                                     
Para outras, a audição pode ser uma sensibilidade bem maior, sendo  então as palavras, as histórias contadas, as canções cantadas e as conversas em roda muito mais interessantes, tendo um grande peso  em seu aprendizado.


 E há também aquelas crianças mais ativas, quando as atividades de movimento exercem  um fascínio maior, de modo que atividades de ação e atenção, como jogos, brincadeiras ao ar livre e gincanas fazem mais efeito.


          
É claro que todas as crianças possuem esses predicados em proporções distintas. Como não sabemos de antemão quais crianças aprenderão  melhor com determinado tipo de atividades, e também porque todas devem ser estimuladas de diversas formas para desenvolverem todos os seus sentidos, o melhor é sempre programar as atividades pedagógicas envolvendo diferentes tipos de ações, podendo assim garantir o aprendizado da maioria com uma gama variada de brincadeiras interessantes.

A título de exemplo, podemos aqui pensar em um projeto fictício, que poderia estar dentro de um estudo  dos animais do gênero das ‘aves’. A partir desse tema, pode-se programar uma série de atividades e ações, como se segue:



Tema gerador de conhecimento: O ÔVO

O que podemos trabalhar dentro deste tema:


1.    O ovo: o que é – célula reprodutiva de aves e anfíbios.
Aves: galinha, pata, codorna, peru, ganso, marreco, cisne, avestruz (fêmeas).
Anfíbios: jacaré e tartarugas.
Diferenciar ovos fecundados e não fecundados.

                                                                                  

2.    Formato: oval, mais largo na base e mais fino na ponta; diferente do círculo, para os ovos de aves. Redondos, para os de anfíbios.
3.    Tamanho: apontar os diferentes tamanhos de ovos, relacionando com o tamanho da ave – codorna, galinha (vários tamanhos), pata, avestruz.



                                      
4.    Cores: branco e amarelo por dentro, cascas branca ou parda para os ovos de galinha, rajado das codornas, azulado das patas, bege ou creme para os de avestruz.

4b. Experiência: fazer os ovos coloridos, cozinhando ovos brancos com folhas de espinafre, com beterraba e com cascas de cebola, tingindo as cascas de verde, vermelho e palha, respectivamente; mostrar que isso não interfere no sabor do ovo cozido. Essa experiência pode complementar alguma outra atividade na época da Páscoa.

5.    Alimento:   os ovos são importantes na alimentação das crianças, por conterem proteínas, vitaminas e minerais (ferro). Apresentam várias alternativas de preparação culinária:

-          ovo cozido (duro): ensinar as crianças a descascarem o ovo, colocando as cascas no lixo, colocar o sal a gosto.
-          Ovo quente: mais mole, mais duro.
                                                                                            
-          Ovo frito: no óleo, na margarina, gema mole, clara dura.
-          Ovo mexido
-          Omelete simples, ou com diferentes recheios.
-          Outras preparações culinárias: gemada, bolos, pudins, fritadas, mingaus, doces portugueses, etc...

A cozinheira da organização social poderá preparar algumas alternativas para mostrar às crianças, ou mesmo participar de oficinas de culinária envolvendo-se com elas. 
- Mostrar as diferentes texturas das preparações, e em que refeições que o ovo pode entrar. Fazer rodas de conversa sobre o assunto.

6.    Música e números:
Músicas popular, de roda: “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois, bota três,................bota dez!!
                                                                                                

7.    Histórias infantis:
-          “A galinha ruiva”.
-          “Um amor de confusão”, de Dulce Rangel, Editora Moderna.
-          “O que tem dentro do ovo?”, de Telma Guimarães Castro Andrade, Atual Editora, 2a edição.
-          “Cadê o docinho que estava aqui?”, de Maria Ângela Resende, Formato Editora.
-          “O Sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes, Editora Moderninha.


                                                                                               
8.    Oficinas de Culinária:
-          Ovos coloridos
-          O ovo como ingrediente: biscoitos, bolo, pudins
-          Outras alternativas além das já citadas, como ovos recheados, ovos cozidos em saladas.
 
 
 
9.    Jogos, gincana, competição:
-          colocar um ovo cozido sobre uma colher de sopa; as crianças tem que levar a colher de sopa com o ovo, segurando na mão ou na boca por uma distância determinada, sem deixar cair no chão.

10. Outras atividades:
 -    uso das cascas de ovos moída em vasos e plantas,
- trabalhos com as embalagens de ovos.
                                                                                 
-          recortes de figuras em revistas para fazer cartazes.
-          Visita às feiras, sacolões e supermercados para ver como são vendidos os ovos, verificando seus preços e as diferenças.
-          Visita em algum sítio que tenha aves, verificando sua postura.



                                          
Como vemos, há várias atividades dentro do tema “Ôvo” que podem ser exploradas, além das já expostas, que foi apenas um exemplo. Outros temas poderão ser igualmente ricos em alternativas para explorar e trabalhar com as crianças.





----xxxx----




Nenhum comentário:

Postar um comentário