INTRODUÇÃO
“Quando queremos conhecer alguém, convidamos para almoçar ou jantar”.
A alimentação não se limita ao mundo doméstico ou ao da creche, ela tem uma conexão com o mundo exterior, sendo um elo que determina como vemos e entendemos o mundo. No trabalho com crianças são considerados uma série de valores sociais que vão sendo passados a elas no dia-a-dia, e que moldam seu comportamento. Durante as refeições, há uma série de condutas esperadas, conforme os valores da comunidade onde se está inserida, que devem ser ensinadas às crianças em seu devido tempo.
O papel do educador é essencial na formação das boas práticas alimentares das crianças, e para tal, pede um investimento em relação à formação, que deve ser continuada, criando oportunidades para a conscientização quanto a sua função e a da instituição em relação à criança e à família.
As refeições não são atividades isoladas, devendo ser percebidas como atividades pedagógicas, devendo como tal, estar articuladas com o funcionamento das diversas áreas da creche. As atividades ligadas à alimentação desenvolvidas com as crianças inserem-se na filosofia dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, MEC-1997, substituído atualmente pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, MEC-2010, que valorizam a criança como sujeito ativo, construtor de seu conhecimento, interagindo em seu meio físico e social, sendo de grande proveito no curriculo desenvolvido pela creche.
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