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INTRODUÇÃO



“Quando queremos conhecer alguém, convidamos para almoçar ou jantar”.

 Quando crianças, o ato de comer e a hora das refeições têm um valor simbólico muito forte em nossa mente. É através da comida que absorvemos as primeiras noções de desejo e satisfação, recompensa e castigo, controle e disciplina. Na mesa de refeições aprendemos um pouco sobre quem somos, o que queremos e como o obter; é um lugar onde também se aprende a regatear e negociar algum alimento a mais, ou alguma troca. Inclusive essas ocasiões são oportunidades de se aprender limites, compartilhar, ter consideração, esperar a vez e a arte de conversar. Tudo isso pode enfim, ser resumido como boas maneiras às refeições.

A alimentação não se limita ao mundo doméstico ou ao da creche, ela tem uma conexão com o mundo exterior, sendo um elo que determina como vemos e entendemos o mundo. No trabalho com crianças são considerados uma série de valores sociais que vão sendo passados a elas no dia-a-dia, e que moldam seu comportamento. Durante as refeições, há uma série de condutas esperadas, conforme os valores da comunidade onde se está inserida, que devem ser ensinadas às crianças em seu devido tempo.

                                                            
O papel do educador é essencial na formação das boas práticas alimentares das crianças, e para tal, pede um investimento em relação à formação, que deve ser continuada, criando oportunidades para a conscientização quanto a sua função e a da instituição em relação à criança e à família.

As refeições não são atividades isoladas, devendo ser percebidas como atividades   pedagógicas,  devendo como  tal,  estar articuladas com o funcionamento das diversas   áreas  da  creche. As atividades ligadas à alimentação desenvolvidas com as crianças         inserem-se  na  filosofia  dos  Referenciais  Curriculares  Nacionais  para  a Educação   Infantil, MEC-1997, substituído atualmente pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, MEC-2010, que valorizam a criança como sujeito ativo,  construtor  de  seu  conhecimento,        interagindo em seu meio físico e social, sendo de grande proveito no curriculo   desenvolvido pela creche.

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