segunda-feira, 3 de junho de 2013

VAMOS COMER SALADA?


VAMOS COMER SALADA?

Quem lida com as crianças pré-escolares na hora das refeições, sabe que não é fácil convencê-las a comer saladas, especialmente as verduras de cor verde, que são  rejeitadas com frequência por parte dos pequenos. Os motivos dessa aversão podem ser vários, desde a pouca oferta desses alimentos, como a falta de uma aparência estimulante e apetitosa. Um trabalho voltado  à educação alimentar pode ajudar a quebrar essa barreira por meio de algumas atividades lúdicas.

 

Podemos começar com algumas histórias que estimulem as crianças a pensar em plantações e hortas,  por exemplo, para iniciar o assunto das verduras. Um livro infantil bem interessante e engraçado é o “Em Cima e Embaixo”, de Janet Stevens, da Editora Ática. Conta a história de uma parceria do coelho esperto e o urso tranquilo para a formação de uma horta. O acordo era de tudo que ficasse acima da terra seria do urso, e tudo que crescesse abaixo da terra seria do coelho. Assim, como foi o coelho que escolheu o que plantar, as escolhas foram para a beterraba, a cenoura e o rabanete, deixando o urso sem nada. Depois o urso resolveu inverter a colheita, sendo que mais uma vez levou a pior, quando o coelho plantou alface, brócolis e aipo.

 


Assim, enquanto essa historia pode ser contada, recontada e digerida pelas crianças, alguns acréscimos no cardápio de legumes e verduras podem ser apresentados aos pequenos pela cozinheira e sua auxiliar. As crianças podem aos poucos ir degustando novos sabores, acompanhando as histórias e seus desdobramentos em outras atividades. Sim, porque também há outros livros bacanas para acrescentar a este já citado.

 


Sugiro então mais estes: “Pão quente e cenouras frescas”, de Elza César Saloutti, da Editora Ática,  e “O Sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes, da Editora Moderna.

 

 
Uma pequena horta, mesmo feita em vasos simples, plantando salsinha e hortelã, por exemplo, pode ajudar na ideia de ver as plantas crescerem, sendo depois usadas na nossa alimentação. Um passeio à feira local ou ao sacolão também pode ser uma atividade bem proveitosa aos pequenos, aprendendo os nomes das hortaliças e frutas, bem como sua aparencia ao natural, suas cores, seus pesos, texturas e preços.
 
 

 

 

UM MOLHO DE FRUTAS PARA A SALADA DAS CRIANÇAS

 

Uma maneira de tornar algumas verduras um pouco amargas – como agrião, rúcula, almeirão  e escarola - mais palatáveis ao paladar infantil, é adicionar um molho a base de frutas para temperar a salada. Frutas amarelas e um pouco ácidas, como laranja pera e maracujá são ótimas para essa finalidade. Refogar um pouco de cebola e alho, acrescentar o suco dessas frutas e engrossá-lo levemente com um pouco de amido de milho ou farinha, forma um tempero de sabor suave e adocicado bem aceito pelas crianças. Colocando esse molho em um frasco do tipo daqueles de ketchup / mostarda das lanchonetes, ou seja, com um bico de abertura grossa na ponta, e de um tamanho bom para a mãozinha das crianças, é uma maneira delas próprias poderem se servir. Isso também é importante para dar-lhes autonomia  e de demonstrarem que querem mesmo consumir a salada.  
   

 
Formar bons hábitos alimentares não é tão dificil: apenas exige dedicação, tempo, carinho e persistência. O importante é não perder o foco nos objetivos e variar as atividades. Boa sorte!
 
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